Internacional

COI rejeita pedido do Iraque para retirada de bandeira de Israel

Publicidade
Carregando...

O chefe da delegação olímpica iraquiana disse que o Comitê Olímpico Internacional (COI) negou um pedido para não exibir uma bandeira israelense ao lado da do Iraque durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

"Quando chegamos ao estádio de Lyon (na quarta-feira), encontramos a bandeira do Iraque exposta ao lado da bandeira de Israel", apesar de a seleção israelense não jogar em Lyon, disse Herda Raouf à AFP. 

A seleção masculina de futebol do Iraque derrotou a Ucrânia por 2 a 1 na quarta-feira, em Lyon, e perdeu por 3 a 1 neste sábado para a Argentina. 

Raouf, cujo país não reconhece o Estado de Israel e apoia a causa da Palestina, acrescentou que a sua delegação pediu aos representantes do COI que "reposicionassem ou removessem a bandeira israelense", mas que o seu pedido foi rejeitado. 

O representante do COI argumentou, segundo Raouf, que as "bandeiras de todos os países participantes em jogos de futebol masculino e feminino devem ser expostas em ordem alfabética". 

Raouf acrescentou que sua delegação enviou um protesto formal por e-mail ao COI com o mesmo pedido antes da partida contra a Argentina, mas foi novamente rejeitado.

Para as forças de segurança francesas, os jogos Ucrânia-Iraque e Israel-Mali de quarta-feira foram classificados como eventos de alto risco. 

Cerca de 1.000 policiais franceses ficaram encarregados da segurança durante a partida entre Israel e Mali, na qual vários torcedores exibiram bandeiras israelenses e palestinas.

but/rh/jw/dam/ma/aam/cb

Tópicos relacionados:

2024 conflito irq isr israel oly palestinos paris ple

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay