Internacional

Trocas na chefia de polícia da Catalunha após fuga de separatista Puigdemont

Publicidade
Carregando...

A chefia da polícia catalã foi substituída nesta segunda-feira (26), poucas semanas após a fuga do independentista catalão Carles Puigdemont depois de seu breve retorno a Barcelona, anunciou a encarregada do Ministério do interior do governo regional da Catalunha.

O novo diretor-geral dos Mossos d'Esquadra, a polícia regional, será Josep Lluís Trapero, anunciou a conselheira da pasta, Nuria Parlon, em coletiva de imprensa.

Trapero ficou famoso por sua gestão aos ataques jihadistas na Catalunha, em agosto de 2017. Posteriormente, sua imagem foi afetada durante a tentativa fracassada de secessão da Catalunha em outubro daquele ano, após a qual foi acusado de sedição por supostamente colaborar com os separatistas, acusação da qual foi absolvido. 

O chefe operacional do órgão será Miquel Esquius, que substituirá Eduard Sallent, principal responsável pela operação de 8 de agosto que não conseguiu deter o ex-presidente catalão em sua breve aparição em Barcelona pela primeira vez em sete anos, apesar do mandado de prisão contra ele.

Parlon não declarou que a renovação da cúpula ocorreu devido ao fiasco na tentativa de prender Puigdemont, que fez um breve discurso em um púlpito instalado no coração de Barcelona, perto do Parlamento regional, frente a milhares de pessoas e câmaras de televisão, e depois fugiu e retornou à Bélgica.

"Não tem nada a ver com o fato de que o dispositivo tenha tido toda uma série de problemas. (...) Uma etapa se esgotou. Começam novos tempos na força Mossos d'Escuadra, com novas lideranças", disse a conselheira.

O novo presidente regional catalão, o socialista Salvador Illa, já havia anunciado durante a campanha durante as eleições regionais que Trapero retomaria a liderança da polícia catalã, órgão que já comandou no passado.

Três policiais foram temporariamente suspensos após a tentativa mal-sucedida de prender Puigdemont por supostamente terem ajudado em sua fuga.

A polícia catalã reconheceu recentemente em um relatório citado pela imprensa espanhola que cometeu erros no dispositivo de segurança.

du/mb/yr/mvv

Tópicos relacionados:

catalunha espanha policia politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay