Internacional

Troca de tiros deixa dois soldados indianos mortos às vésperas das eleições locais na Caxemira

Publicidade
Carregando...

Uma troca de tiros com supostos milicianos rebeldes deixou dois soldados indianos mortos e outros dois feridos na Caxemira, dias antes das primeiras eleições locais em uma década nesta região disputada. 

Localizada no Himalaia, esta área de maioria muçulmana foi dividida entre Índia e Paquistão após sua independência do domínio britânico em 1947 e é reivindicada em sua totalidade por ambos os países.

A Índia tem 500.000 soldados em sua parte da Caxemira, que há 35 anos é palco de insurgências que deixaram dezenas de milhares de civis, rebeldes e soldados mortos.

A troca de tiros ocorreu na sexta-feira, no distrito de Kishtwar, publicou o Exército indiano na rede social X, prestando homenagem ao "sacrifício supremo" de seus soldados. 

Os confrontos entre os rebeldes e as forças de segurança de Nova Délhi intensificaram-se antes das eleições de 18 de setembro, nas quais 8,7 milhões de pessoas elegerão a próxima assembleia regional. 

O disputado território está sem governo local eleito desde 2019, quando sua autonomia parcial foi cancelada pelo Executivo do primeiro-ministro indiano Narendra Modi.

bb/gle/fox/dbh/es/yr

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay