Três casos de febre aftosa na Alemanha, os primeiros na Europa desde 2011
compartilhe
Siga noA Alemanha detectou um surto de febre aftosa em búfalos de água perto de Berlim, os primeiros casos encontrados na União Europeia desde 2011, disseram as autoridades nesta sexta-feira (10).
“O foco da doença está na região de Brandemburgo, vizinha a Berlim (...). Esses são os primeiros relatos dessa doença na Alemanha desde 1988”, disse o porta-voz do Ministério da Agricultura alemão, Michael Hauck.
De acordo com as autoridades regionais, a doença foi detectada em três búfalos de água. Foram estabelecidas “zonas de restrição” em torno do surto afetado, disse Hauck.
“A doença não é perigosa para os seres humanos que consomem carne e produtos lácteos, mas os seres humanos podem transmitir a doença”, acrescentou.
É uma das doenças virais mais contagiosas e, portanto, pode levar a grandes prejuízos econômicos.
Em 2007, o Reino Unido abateu mais de 2.000 animais para combater a doença, de acordo com o governo britânico, e em 2011 a Bulgária teve que abater centenas de outros após uma epidemia de febre aftosa, que foi o último caso conhecido na UE, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH).
A Alemanha começou a criar búfalos de água na década de 1990, de acordo com as autoridades de Berlim. Os animais são apreciados por seu leite e carne e também são usados para controlar o crescimento da grama nos campos.
clp/smk/pt/pb/jvb/dd/aa