A NOVA ERA TRUMP

Índia se prepara para receber de volta seus migrantes ilegais dos EUA

Ministro indiano disse que País quer que seus cidadãos tenham oportunidades em nível global mas que se opõe ao movimento ilegal de imigração

Publicidade
Carregando...

A Índia está pronta para receber seus cidadãos que residem ilegalmente nos Estados Unidos, disse o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, em Washington.

Sua declaração foi feita depois de se reunir com o novo secretário de Estado, Marco Rubio, na terça-feira, um dia depois de participar da posse presidencial de Donald Trump, que emitiu uma série de ordens executivas para reprimir a imigração ilegal, incluindo a deportação acelerada de milhões de migrantes.

Jaishankar disse que seu governo está aberto a receber de volta indianos sem documentos e está em processo de verificação daqueles que poderiam ser deportados dos EUA para a Índia.

“Queremos que o talento e a capacidade indianos tenham o máximo de oportunidades em nível global. Ao mesmo tempo, nos opomos veementemente ao seu movimento ilegal e à imigração ilegal”, disse o ministro a jornalistas indianos na quarta-feira.

“Com todos os países, e os EUA não são exceção, sempre consideramos que, se um cidadão nosso entrar ilegalmente e tivermos certeza de que ele é nosso cidadão, sempre estaremos abertos ao seu retorno legítimo à Índia”, disse ele.

Jaishankar estava respondendo a uma pergunta sobre relatos da mídia de que a Índia está trabalhando com o governo Trump para deportar cerca de 18.000 indianos sem documentos ou com vistos vencidos.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

A Índia é a quinta maior economia do mundo e tem altas taxas de crescimento econômico, mas centenas de milhares de seus cidadãos deixam o país todos os anos em busca de melhores oportunidades no exterior.

O Presidente Trump, fiel às suas promessas de campanha, emitiu uma série de ordens executivas em seu primeiro dia no cargo, desde a declaração de um estado de emergência nacional na fronteira com o México até o questionamento da cidadania inata.

Tópicos relacionados:

diplomacia estados-unidos eua india migracao trump

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay