UNRWA segue trabalhando nos territórios palestinos, diz ONU
compartilhe
Siga noA Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA) continua suas atividades nos territórios palestinos, incluindo Jerusalém Oriental, apesar da entrada em vigor, nesta quinta-feira (30), da nova legislação israelense que rompe todos os vínculos com a organização, garantiu o porta-voz do secretário-geral.
"Continuam prestando ajuda e serviços às comunidades que atendem. As clínicas da UNRWA na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, estão abertas. E as operações humanitárias em Gaza continuam", disse Stéphane Dujarric, acrescentando que os funcionários estrangeiros da agência em Israel deixaram o país.
"A UNRWA continuará cumprindo seu mandato, como [seu chefe Philippe] Lazzarini deixou muito claro, até que não possa mais fazê-lo", acrescentou.
No entanto, ele observou que já não há funcionários presentes na sede da agência em Jerusalém Oriental, onde realizavam principalmente tarefas administrativas.
Os funcionários palestinos estão trabalhando a partir de outros locais, e os funcionários estrangeiros tiveram que deixar Israel.
"Tomamos precauções. Todo o equipamento que estava dentro [da sede], os arquivos, os computadores foram retirados, assim como os veículos", destacou.
abd/af/val/am