A atriz Selena Gomez foi alvo de críticas após publicar, nessa segunda-feira (27/1), um Story em que aparece chorando pelas deportações em massa realizadas pelo presidente americano Donald Trump. Tom Homan, policial americano e político responsável pelo plano de deportação, apelidado de Czar da Fronteira, deu uma entrevista criticando a coadjuvante de “Emília Perez”.
Desde que assumiu a presidência dos Estados Unidos, Trump realiza a deportação de imigrantes ilegais no país, cumprindo uma de suas promessas de campanha. A operação inclui batidas em massa em busca de estrangeiros sem visto, que são colocados em voos para suas terras natais, gerando inclusive incidentes diplomáticos com outros países.
- Governo Lula diz que EUA desrespeitou acordo em deportação de brasileiros
- Lula chama Mauro Vieira para discutir deportação de brasileiros pelos EUA
Na última sexta-feira, 88 brasileiros foram mandados de volta em um voo para Manaus (AM) e alegaram terem sofrido maus-tratos. Eles estavam algemados e com correntes nos pés. O México, segundo a presidente Claudia Sheinbaum, recebeu mais de 4 mil pessoas deportadas dos Estados Unidos entre os dias 20 e 26 de janeiro.
E foi justamente pelos mexicanos que Selena Gomez chorou. A atriz é neta de mexicanos, por parte de pai, e possui ascendência italiana por parte de mãe. "Todo o meu povo está sendo atacado. As crianças, eu não entendo. Me perdoem. Queria poder fazer algo, mas eu não posso. Eu não sei o que fazer. Eu vou tentar de tudo. Eu prometo", afirmou. Ela ainda escreveu "Me desculpe" na publicação, ao lado de um emoji da bandeira do México.
- Trump impõe sanções contra Colômbia após presidente recusar deportados
- Depois da deportação, brasileiros enfrentam nova saga para chegar em casa
Pouco tempo depois, o post foi deletado. “Aparentemente não está tudo bem mostrar empatia pelas pessoas”, disse em outro Story, que também foi apagado.
Em entrevista, Tom Homan reagiu às imagens da atriz e defendeu a operação de deportação. “Se eles não gostam, então que se dirijam ao Congresso e mudem a lei. Vamos fazer essa operação sem desculpas. Vamos tornar nossa comunidade mais segura... É tudo para o bem desta nação. E vamos continuar. Sem desculpas. Estamos seguindo em frente", disse.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
O Czar da Fronteira ainda respondeu ao vídeo de Selena, negando a deportação de crianças e dizendo que as pessoas alvo da operação são imigrantes ilegais com antecedentes criminais. "Não acho que prendemos nenhuma família. Prendemos ameaças à segurança pública e ameaças à segurança nacional, no final das contas", falou.