
Musk ajudará a descobrir fraudes bilionárias contra o governo, diz Trump
Presidente norte-americano diz que o homem mais rico do mundo tem sido 'uma grande ajuda' na eliminação de gastos desnecessários
compartilhe
Siga noO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que Elon Musk, que chefia um departamento encarregado de cortar gastos federais, ajudará a descobrir “centenas de bilhões de dólares em fraudes” contra agências governamentais.
Em uma prévia de uma entrevista com a Fox News que deve ir ao ar neste domingo (9/2), antes do jogo de futebol americano Super Bowl, Trump disse que o povo americano “quer que eu encontre” desperdícios e que Musk, o homem mais rico do mundo, tem sido “uma grande ajuda” na eliminação de gastos desnecessários.
-
09/02/2025 - 11:15 Equatorianos votam para presidente em meio à violência e à polarização -
09/02/2025 - 11:41 Duas mulheres morrem pelas mãos das forças israelenses na Cisjordânia ocupada -
09/02/2025 - 11:45 A montanha-russa dos investidores em criptomoedas em alto risco sob Trump
“Vamos encontrar bilhões, centenas de bilhões de dólares em fraudes e abusos. Eles sabem que as pessoas me elegeram para fazer isso”, disse ele em um trecho da entrevista.
Trump está na Casa Branca há apenas três semanas e já emitiu uma série de ordens executivas para cortar significativamente os gastos federais. Ele nomeou Musk, proprietário da empresa aeroespacial SpaceX e da fabricante de veículos elétricos Tesla, para liderar seus esforços de corte de custos federais como chefe do chamado Departamento de Eficiência Governamental (Doge).
Musk já tomou medidas para fechar a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), demitindo milhares de funcionários. Juízes federais intervieram para ordenar a suspensão temporária dessas demissões.
- Musk diz que Trump vai fechar agência de cooperação ao desenvolvimento
- Elon Musk discute com chefe do poderoso fundo soberano da Noruega
Trump disse em sua entrevista que, em um ou dois dias, ordenará que Musk aponte seu bisturi governamental para o Departamento de Educação.
“Depois irei para as forças armadas”, disse Trump, reiterando seu pedido de uma revisão dos gastos do Pentágono, cujo orçamento para 2025 é de cerca de 850 bilhões de dólares (4,8 trilhões de reais).
O papel de Musk enfrenta críticas em parte porque suas empresas tinham bilhões de dólares em contratos com o governo federal dos EUA - mais de US$ 20 bilhões (115 bilhões de reais), de acordo com o legislador democrata da Câmara, Mark Pocan.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia