Internacional

Cruz Vermelha reitera que devolução de restos de reféns em Gaza deve ser 'realizada em privado'

Publicidade
Carregando...

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) reiterou que a devolução de restos de reféns mantidos em Gaza deve ser "realizada em privado", depois que o Hamas expôs, nesta quinta-feira (20), caixões com os corpos de quatro reféns antes da entrega.

"Essas operações devem ser realizadas em privado, por máximo respeito ao falecido e aos enlutados", afirmou o órgão em um comunicado.

"Fomos inequívocos: todas as libertações, tanto de vivos como de falecidos, devem ser realizadas com dignidade e privacidade", acrescentou.

O CICV facilita as trocas de reféns por prisioneiros entre o Hamas e Israel, no âmbito do atual acordo de cessar-fogo.

O movimento islamista palestino Hamas entregou nesta quinta os restos de quatro reféns a Israel, entre os quais afirmou estarem os dois filhos e a mãe da família Bibas, de origem argentina.

Mas, antes de devolvê-los, combatentes encapuzados e armados expuseram os caixões em um palco em Khan Yunis, no extremo sul da Faixa de Gaza.

Atrás da estrutura, havia um grande painel com a imagem do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, apresentado como um vampiro sedento por sangue.

O Hamas anunciou em novembro de 2023 que Shiri Bibas e os filhos, Ariel e Kfir, de quatro anos e oito meses, respectivamente, na época do sequestro, haviam sido mortos em um bombardeio israelense, mas Israel nunca confirmou essa informação.

Os três foram capturados no dia 7 de outubro de 2023, durante o ataque do Hamas no sul de Israel, que desencadeou a guerra em Gaza.

O quarto refém, Oded Lifshitz, de 83 anos, também foi sequestrado nesse dia no kibutz de Nir Oz, perto do pequeno território palestino governado pelo Hamas.

vog/apo/ib/sag/mb/jb

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay