Cúpula da UE na próxima semana buscará acordo sobre novo pacote de ajuda militar para Ucrânia
compartilhe
Siga noOs dirigentes dos países da UE buscarão alcançar um acordo sobre um novo pacote de armas para a Ucrânia durante a cúpula convocada para a próxima semana, disse nesta segunda-feira (24) a chefe de diplomacia do bloco, Kaja Kallas.
"Os detalhes, especialmente os números, serão decididos e discutidos na cúpula europeia extraordinária no dia 6 de março", disse a primeira ministra da Estônia.
A UE busca apoiar a Ucrânia depois que os EUA iniciaram contatos diretos e exclusivos com a Rússia para pôr fim ao conflito entre a Ucrânia e a Rússia.
Durante uma reunião de ministros de Relações Exteriores realizada nesta segunda-feira, em Bruxelas, Kallas propôs que a UE forneça à Ucrânia um novo pacote de armas o mais rápido possível.
Ao final da reunião, Kallas disse que a iniciativa teve "amplo apoio", mas que a decisão estaria nas mãos dos mandatários.
No domingo, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, convocou para o dia 6 de março uma "cúpula especial" em Bruxelas para discutir a situação na Ucrânia.
Fontes diplomáticas apontaram que até o momento, não havia um volume definido para o novo pacote.
“Temos que colocar a Ucrânia em uma posição de força, para que ela possa dizer 'não' a um acordo ruim”, disse Kallas.
No entanto, não se descarta que um novo pacote de armas possa ser bloqueado pela Hungria. O governo húngaro mencionou que semelhante iniciativa "prolongaria a guerra".
del/ahg/mb/jmo/jc