Internacional

França também está interessada nos recursos minerais ucranianos

Publicidade
Carregando...

A França está conversando com a Ucrânia sobre o acesso às riquezas minerais do país, inclusive para uso militar, declarou nesta quinta-feira (27) o ministro francês da Defesa, Sebastien Lecornu.

"Em conjunto com meu homólogo ucraniano, o ministro da Defesa, estamos falando sobre a questão com base em nossas necessidades e, em particular, para nossa indústria de defesa", disse Lecornu à rádio Franceinfo.

Na sexta-feira, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, deve se reunir com seu homólogo americano, Donald Trump, para fechar um acordo sobre o acesso dos Estados Unidos às riquezas minerais da Ucrânia.

As conversas com a Ucrânia começaram em outubro, disse Lecornu.

Ao contrário de Trump, a França não busca obter o reembolso da ajuda concedida à Ucrânia na guerra contra a Rússia na forma de minérios, afirmou o ministro.

"Não estamos buscando um reembolso", disse Lecornu. "Mas nossa indústria de defesa precisará de uma certa quantidade de matérias-primas que são absolutamente essenciais para nossos próprios sistemas de armamento. Não no próximo ano, mas nos próximos 30 ou 40 anos", explicou.

A França precisa "diversificar" suas fontes de determinadas matérias-primas, disse o ministro, sem identificar os minerais que espera obter da Ucrânia.

Zelensky foi quem citou a ideia "de incluir minerais em seu plano de vitória" no ano passado, iniciando conversas "não apenas com os Estados Unidos, mas também com a França", afirmou o ministro francês.

mra/jh/ach/zm/meb/fp/aa

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay