Internacional

Opositores venezuelanos refugiados em embaixada argentina recebem gerador elétrico

Publicidade
Carregando...

A oposição venezuelana informou, nesta segunda-feira (3), que os cinco dirigentes asilados na embaixada da Argentina em Caracas receberam um gerador elétrico após meses denunciando um "cerco" à sede diplomática, sem serviço de eletricidade há mais de 100 dias. 

Os asilados, colaboradores da líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, denunciaram que o serviço elétrico e de água foram cortados desde novembro e há duas semanas alertaram sobre o "colapso" da parte elétrica da residência. 

Esse dirigentes se refugiaram na embaixada argentina em 20 de março de 2024, em meio a uma escalada de prisões antes das eleições presidenciais de 28 de julho nas quais o mandatário esquerdista Nicolás Maduro foi proclamado vencedor para um terceiro mandato, resultado que a oposição denuncia como fraudulento. 

"Queremos informar que no dia de ontem, 2 de março, foi autorizada a entrada e a instalação de um novo gerador elétrico de emergência na residência da Embaixada da República Argentina, onde estão asilados cinco de nossos dirigentes", indicou a oposição no X. 

Isso, “12 dias após o colapso do gerador antigo e 100 dias sem serviço elétrico direto após a remoção dos fusíveis, cuja substituição imediata continuamos a exigir”.

Faltando pouco para que eles completem seu primeiro aniversário na embaixada argentina, a oposição exigiu a emissão de salvo-condutos para que eles possam deixar a Venezuela

“Reiteramos nosso pedido, depois de 350 dias na embaixada, para que sejam emitidos salvo-condutos o mais rápido possível para os solicitantes de asilo, de acordo com a lei internacional”, acrescentou a declaração da oposição. 

Inicialmente, havia seis refugiados, mas em dezembro um deles, Fernando Martinez Mottola, se entregou às autoridades e recebeu liberdade condicional. Ele morreu em 26 de fevereiro.

mbj/nn/dd

Tópicos relacionados:

argentina brasil diplomacia politica venezuela

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay