Internacional

Trump anuncia detenção de suspeito de atentado em Cabul que matou 183 pessoas

Publicidade
Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na terça-feira ao Congresso a detenção e extradição de um suspeito de organizar o atentado no aeroporto de Cabul em agosto de 2021 que matou 183 pessoas, incluindo 13 soldados dos Estados Unidos.

O ataque ocorreu durante a retirada dos Estados Unidos do Afeganistão, que abriu caminho para a entrada dos talibãs em Cabul e provocou a fuga de milhares de afegãos para o aeroporto, em uma tentativa de escapar dos novos governantes do país.

Em uma das áreas de acesso ao aeroporto, protegida pelas tropas de Washington, um homem-bomba detonou uma carga explosiva que matou 170 afegãos e 13 soldados americanos.

Ao criticar uma retirada "catastrófica e incapaz" sob a presidência de Joe Biden, Trump anunciou a detenção "do terrorista responsável por essa atrocidade", reivindicada pelo braço regional do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

"Neste momento, ele está vindo para cá para enfrentar rapidamente a espada da justiça americana", afirmou o republicano, que agradeceu ao Paquistão pela ajuda na captura.

Segundo o site de notícias Axios, o suspeito, considerado o "cérebro" do atentado por uma fonte do governo americano, seria Mohamad Sharifullah, detido pelo serviço secreto paquistanês graças a informações da CIA.

leo/cyb/sbh/cgo/phs/zm/fp

Tópicos relacionados:

afeganistao atentado diplomacia eua paquistao

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay