GARE DU NORD

Descoberta de bomba da II Guerra Mundial paralisa maior estação de trens de Paris

Bomba foi encontrada na madrugada desta sexta-feira (7) durante obras de manutenção a 2,5 quilômetros da estação, no meio dos trilhos

Publicidade
Carregando...

O tráfego ferroviário foi interrompido nesta sexta-feira (7) na 'Gare du Nord' de Paris, a estação ferroviária mais movimentada da França, após a descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial na periferia da capital, informou a empresa SNCF.

O artefato "que não explodiu" foi encontrado na madrugada de hoje durante obras de manutenção a 2,5 quilômetros da 'Estação do Norte' "no meio dos trilhos", segundo a empresa ferroviária.

O dispositivo foi identificado como um "obus da Segunda Guerra Mundial", segundo a conta na rede social X do trem suburbano RER B.

Nenhum trem de alta velocidade, nem Eurostar ou qualquer outro tipo, circula nesta movimentada estação do centro de Paris. O tráfego "será retomado apenas depois das operações de retirada de minas que estão sendo organizadas pelos serviços especializados da polícia de Paris", afirmou a SNCF.

A 'Gare du Nord' é uma das estações mais frequentadas da Europa, com mais de 226 milhões de passageiros em 2023, e a mais movimentada do país, com cerca de 700.000 usuários diários, segundo a SNCF.

O Eurostar, que liga Londres, Bélgica, Alemanha e Países Baixos, foi desviado para iniciar a viagem em Marne-la-Vallée, ao leste de Paris.

Segundo o ministro dos Transportes, Philippe Tabarot, o tráfego ferroviário será "muito perturbado durante todo o dia".

"Não há nenhum medo em termos de segurança, mas há um procedimento e somos obrigados a cumpri-lo durante as operações de retirada de minas", explicou.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

O ministro e a empresa ferroviária pediram que a população "adie suas viagens". Às 7h30 (3h30 de Brasília), a área de trens de longa distância na estação estava lotada. Funcionários da empresa ferroviária informaram os passageiros sobre o ocorrido.

 Guardas fardados andam pela Gare du Nord, em Paris, onde foi descoberta uma bomba da Segunda Guerra Mundial, enquanto passageiros esperam sentados pela volta dos trens
Guardas fardados andam pela Gare du Nord, em Paris, onde foi descoberta uma bomba da Segunda Guerra Mundial, enquanto passageiros esperam sentados pela volta dos trens GEOFFROY VAN DER HASSELT/AFP

Vários trens com destino a Lille, Dunkerque e Valenciennes, no norte da França, foram desviados para a estação de Lyon, no sul da capital.

A decisão de interromper o tráfego foi tomada "a pedido do comando da polícia de Paris" após a descoberta do artefato.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay