Internacional

Chefe da ONU critica que igualdade de direitos das mulheres seja sacrificada

Publicidade
Carregando...

O secretário-geral da ONU, António Guterres, criticou, nesta segunda-feira (10), os governantes que sacrificam a igualdade de gênero, ao apontar que os direitos das mulheres estão "sob ataques" em todo o mundo e alertar de que "seguidores da misoginia estão ganhando força".

Trinta anos depois da grande conferência da ONU sobre esse tema, realizada em Pequim em 1995, "os direitos das mulheres estão sob ataques", afirmou Guterres na sessão anual da Comissão sobre a Situação das Mulheres.

"O veneno do patriarcado está de volta e com mais força. Está desacelerando brutalmente a ação, destruindo o progresso e adotando formas novas e perigosas", acrescentou.

"Em todo o mundo, os defensores da misoginia estão ganhando força, confiança e influência", lamentou o chefe da organização.

Embora ele não tenha nomeado esses governantes, o discurso acontece em um momento em que o presidente americano, o republicano Donald Trump, lançou uma ofensiva contra as políticas denominadas "DEI" (Diversidade, Igualdade e Inclusão), que incluem o tema das desigualdades das mulheres. 

"Observem a bile que está sendo derramada na internet sobre as mulheres. Observem as tentativas de destruir os direitos humanos e as liberdade fundamentais das mulheres. Observem os líderes que estão felizes em fazer da igualdade um cordeiro de sacrifício", destacou Guterres.

O secretário-geral também pediu "garantir a participação plena, igualitária e efetiva das mulheres na tomada de decisões, a todos os níveis e em todos os âmbitos da vida".

abd/vla/llu/nn/rm/aa

Tópicos relacionados:

ddhh diplomacia direitos mulheres onu

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay