Internacional

Reino Unido convoca embaixador russo e revoga credencial de diplomata desse país

Publicidade
Carregando...

O governo britânico anunciou, nesta quarta-feira (12), que convocou o embaixador russo e revogou a credencial de um de seus diplomatas e do companheiro de outra, em resposta a uma medida similar desse país, denunciando uma "campanha de assédio".

"Está claro que a Rússia busca ativamente empurrar a embaixada britânica em Moscou em direção ao fechamento, sem nenhuma consideração com a perigosa escalada que resultaria", escreveu o Ministério das Relações Exteriores britânico em um comunicado. 

O texto denuncia como "completamente falsas" as acusações de espionagem feitas pela Rússia na segunda-feira contra dois britânicos que receberam a ordem de deixar Moscou "no prazo de duas semanas". 

O Serviço de Segurança Russo (FSB) anunciou, na segunda-feira, a revogação da credencial de dois britânicos, o segundo secretário da embaixada e o esposo da primeira secretária, instando-os a deixar o país "em um prazo de duas semanas" por espionagem. 

O FSB disse que "descobriu indícios de que estavam realizando trabalhos subversivos e de inteligência que ameaçam a segurança" da Rússia.

O Reino Unido é um dos principais apoios militares e diplomáticos da Ucrânia, no conflito que mantém com a Rússia há três anos, fornecendo mísseis Storm Shadow ao governo de Volodimir Zelensky . 

adm-psr/mb/dd/aa

Tópicos relacionados:

diplomacia espionagem gb governo russia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay