Internacional

Trump diz que huthis serão 'aniquilados' e alerta Irã para deixar de ajudá-los

Publicidade
Carregando...

O presidente americano, Donald Trump, disse, nesta quarta-feira (19), que os huthis do Iêmen "serão completamente aniquilados", e advertiu o Irã para cessar "imediatamente" sua ajuda ao grupo, em meio a uma campanha militar de Washington contra os rebeldes.

"O Irã deve deter o envio destas provisões IMEDIATAMENTE. Que os huthis briguem sozinhos. De qualquer forma, perdem, mas desta forma perdem rapidamente", postou Trump em sua rede, Truth Social.

O republicano fez alusão a informes segundo os quais o Irã "reduziu sua intensidade [da ajuda] em Equipamento Militar e Apoio Geral" aos huthis, embora tenha acrescentado que "ainda estão enviando grandes níveis de Provisões".

"Foi infligido um dano tremendo aos bárbaros huthis, e observa-se como ficará progressivamente pior: nem sequer é uma briga justa, e nunca será. Serão completamente aniquilados!", acrescentou o presidente em sua publicação.

Desde o início da guerra em Gaza, em outubro de 2023, os rebeldes iemenitas atacam Israel e embarcações americanas e britânicas com mísseis, dizendo agir em solidariedade com os palestinos.

Nesta quarta, eles reivindicaram um novo ataque contra navios militares americanos no Mar Vermelho, o quarto em 72 horas.

No fim de semana passado, Washington lançou bombardeios contra os rebeldes, atingindo sobretudo a capital, Sanaa, e várias regiões do país, que deixaram mais de 50 mortos e uma centena de feridos, segundo os huthis.

Trump declarou, na segunda-feira, que o Irã será "considerado responsável" por qualquer ataque dos huthis.

jgc/acb/mel/db/mvv/am

Tópicos relacionados:

conflito diplomacia eua huthis iemen

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay