Mulher viu homem dormindo no quintal por dois dias seguidos - (crédito: Reprodução / redes sociais)
crédito: Reprodução / redes sociais
Três amigas acabaram de se mudar para Nova York, nos Estados Unidos, e uma delas teve um susto em uma das manhãs. Ao olhar pela janela, deu de cara com um homem estranho dormindo no quintal do prédio. Como se não bastasse, o sujeito tinha uma estrutura completa: colchão, cobertor e travesseiro.
"Gente, que p****a? Que diabos? O que está acontecendo?", disse uma das jovens estupefatas em um vídeo que foi publicado no TikTok – mas apagado em seguida.
Nas imagens, era possível ver o dorminhoco em cima de um colchão branco, coberto com um cobertor macio entre uma mesa de piquenique e um jardim, despreocupado como pode ser — como se estivesse em seu próprio quarto. Ao seu lado, estavam um telefone e um tablet.
A mulher enviou a filmagem para sua colega de quarto, que publicou na plataforma de vídeos curtos. A inquilina viu o homem misterioso dois dias seguidos e ficou especialmente chocada porque ela e suas duas colegas de quarto, que se mudaram no início do mês, são as únicas morando no prédio até agora. Ele não foi visto desde então.
Na medida do possivel, tente manter horários regulares para o sono, sem muita variação. Quando não der, tente reajustar o esquema posteriormente. Tente dormir entre 6 e 8 horas, que é a faixa recomendada pelos especialistas. Evite beber qualquer coisa pouco antes de dormir, pois , se beber, certamente vai acordar para ir ao banheiro e terá o sono interrompido.
wavebreakmedia_micro por freepik
Anote as atividades do dia numa agenda - em caderno ou no celular. O fato de ter uma organização das tarefas tira o peso de ter que se lembrar delas. E ajuda a pessoa a se desligar para poder dormir em paz.
pressfoto por freepik
Utilize o despertador (pode ser um relógio ou o próprio celular - mas à distância) para garantir que você acordará no horário devido. Dormir com a preocupação de ter que acordar por conta própria em determinado horário impede que o organismo relaxe da forma devida.
Imagem Freepik
Outra alternativa é ler um livro. A leitura vai ajudando a reduzir a velocidade do pensamento e tira o agito causado pela folia ou pela correria do dia.
Imagem de ElasticComputeFarm por Pixabay
Se a adrenalina estiver elevada, faça o que você gosta para relaxar antes de se deitar. A meditação e a ioga são boas opções para quem curte esse tipo de atividade. A mente vai afastando a agitação, preparando o corpo para o descanso.
Imagem de EnergieDeVie por Pixabay
Evite o uso de aparelhos eletrônicos na hora de dormir. Nada provoca mais distração do que um laptop ou um celular com um mundo aberto para a diversão. A pessoa tende a ficar olhando sites e postagens, sem conseguir dormir.
Pexels por Pixabay
Mantenha o ambiente refrigerado na temperatura que seja mais aprazível para o corpo. Os aparelhos têm um sistema de regulagem que permite uma climatização mais fraca ou mais forte, dependendo do clima. E há, ainda, a opção de uma simples ventilação.
wayhomestudio por freepik
Cuide para que o travesseiro seja adequado para o relaxamento. O ideal é que ele seja de uma altura que deixe a coluna vertebral reta, no nível certo, quando a pessoa se deita de lado. Pescoço torto na hora de dormir atrapalha o sono e ainda causa problemas ortopédicos.
Freepik
Uma ótima opção atualmente para tornar o colchão ortopédico mais macio, mantendo sua qualidade para a saúde, é utilizar os forros que são vendidos em lojas especializadas e que conferem mais maciez para o relaxamento do corpo. Esses forros são colocados sobre os colchões e devem, inclusive, ser cobertos por uma capa impermeável para evitar o desgaste com suor.
yanalya por freepik
Mantenha um bom colchão, adequado à sua preferência. Geralmente, os ortopédicos, que não são moles, facilitam a manutenção da saúde da coluna vertebral. Mas se achá-lo muito duro, opte por outros tipos de colchão, mais macios.
Ela lidera os ritmistas da Tucuruvi, sucedendo diversas beldades, que já estiveram à frente da bateria. Antes, ela foi rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio e madrinha de bateria da Vai-Vai.
Cuide para que o quarto esteja em boas condições para o sono. Especialmente em época em que sobra pouco tempo para os afazeres domésticos, muitos negligenciam a boa limpeza. Mas isso é fundamental para evitar um gatilho que dispare alergias e rinites, prejudiciais ao sono.
dimonka por freepik
Não consuma alimentos pesados antes de dormir. A alimentação mexe com a insulina e com o metabolismo. Se o estômgao estiver muito cheio e com produtos de difícil digestão, certamente o sono será prejudicado. Prefira legumes e verduras.
Jasmin Schreiber Unsplash
Faça um alongamento com movimentos leves na faixa de 3 a 4 horas antes de se deitar para dormir. Mesmo estando na rua, é possível dar aquela esticada no corpo para relaxar a musculatura, o que, além de relaxar, também previne lesões e problemas ortopédicos.
Imagem de Jenia Nebolsina por Pixabay
A bebida alcoólica afrouxa a área da laringe, afetando a respiração e favorecendo o ronco. Tente não tomar nada alcoólico duas horas antes de dormir.
Rodrigo Menezes / commons wikimedia
Como cada pessoa tem um temperamento, há quem relaxe ouvindo música, em vez de ficar no silêncio. Sendo assim, opte por música instrumental, sem conteúdo de mensagem, e deixe num volume bem baixo, para que seja apenas um estímulo no sono, e não um fator que cause dificuldade.
freepik
Quem tem dificuldade para dormir no breu (até por medo) pode manter a TV ligada, sem o som, para ter o relaxamento necessário. Ou um foco de luz a uma certa distância. E pode usar uma proteção nos olhos (uma venda ou uma simples camisa) de modo que fique escuro.
Divulgação
Na hora de deitar - muitas vezes fora do horário normal por causa de alguma festa - dê preferência a um ambiente escuro. Feche as cortinas. É que, com claridade, a produção de melatonina - hormônio indutor do sono - é prejudicada.
vecstock por freepik
O sono é fundamental para a saúde, pois ajuda a renovar as energias no dia a dia. Por isso, veja algumas outras dicas para conseguir dormir bem.
Hatice EROL por Pixabay
A técnica baseia-se nos seguintes passos: inspirar profundamente por 4 segundos; prender a respiração por 7 segundos; expirar por 8 segundos.
Imagem gerada por i.a
Segundo o influenciador, o método chama-se “4-7-8” e é um recurso ao qual militares dos Estados Unidos recorrem em situações extremas.
Reprodução/TikTok
Um vídeo que ensina técnica para dormir em menos de um minuto viralizou na internet, com mais de 4 milhões de curtidas. Ele foi postado no TikTok pelo perfil de Vikthor, que costuma publicar conteúdos sobre bem-estar.
gpointstudio/Freepik
Os outros apartamentos no prédio estão atualmente em construção, segundo a mulher. Não ficou claro por que o homem decidiu dormir lá, mas os comentários elogiavam a tranquilidade do dorminhoco.
"Isso não pode ser real", disse um perfil. "Ele parece confortável", escreveu outro. "Deixe-o em paz", pediu um terceiro. Após a repercussão, ela apagou o vídeo.