Canadá: motorista atropela multidão e mata nove pessoas
Polícia descarta a possibilidade de um ataque terrorista
compartilhe
Siga noNove pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após um motorista jogar seu carro contra a multidão que participava do Festival Lapu Lapu Day Block Party, evento que celebra a cultura filipina, em Vancouver, no Canadá, na noite de sábado (26/4). A polícia canadense descartou a possibilidade de um ataque terrorista, mas as investigações seguem em andamento.
A number of people have been killed and multiple others are injured after a driver drove into a crowd at a street festival at E. 41st Avenue and Fraser shortly after 8 p.m. tonight. The driver is in custody. We will provide more information as the investigation unfolds. pic.twitter.com/Iqh5AK5Au3
— Vancouver Police (@VancouverPD) April 27, 2025
Segundo relatos, o veículo, de cor preta, trafegava de maneira errática antes de invadir a área lotada. O suspeito, um homem de 30 anos, foi preso no local. Segundo relatado na imprensa local, durante a abordagem policial, o agressor pediu desculpas às testemunhas e implorou para que não filmassem seu rosto com celulares. O jornal Vancouver Sun disse que há indícios de que o homem estaria em surto relacionado a problemas de saúde mental.
Leia Mais
Testemunhas afirmaram que o carro atravessou o festival em linha reta, com velocidade de 100 km/h. "Saí do meu caminhão de comida, olhei para a rua e havia corpos por todo lado. "Não consegui ver o motorista, só ouvi o barulho do motor. O carro atravessou o quarteirão em linha reta, parecia querer causar o máximo de destruição possível”, contou, emocionado, Yoseb Vardeh, comerciante que estava no festival, em entrevista ao Postmedia.
Jagmeet Singh, líder do Novo Partido Democrático do Canadá, estava no festival e deixou deixou o local poucos minutos antes do atropelamento. "É tão horrível que não encontro palavras. Penso nas crianças que vi sorrindo e dançando", declarou à imprensa canadense.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, manifestou solidariedade às vítimas. "Estou devastado com as notícias dos terríveis acontecimentos em Vancouver", escreveu nas redes sociais.
O prefeito de Vancouver, Ken Sim, e o primeiro-ministro da Colúmbia Britânica, David Eby, também lamentaram a tragédia, demonstrando apoio à comunidade filipina. O conselheiro municipal Pete Fry classificou o dia como "horrível para toda a comunidade filipina e para Vancouver". O país inteiro, declarou o primeiro-ministro Carney, "está de luto".
I am devastated to hear about the horrific events at the Lapu Lapu festival in Vancouver earlier this evening.
— Mark Carney (@MarkJCarney) April 27, 2025
I offer my deepest condolences to the loved ones of those killed and injured, to the Filipino Canadian community, and to everyone in Vancouver. We are all mourning with…
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
O festival homenageava Lapu-Lapu, um dos maiores heróis nacionais das Filipinas, símbolo da resistência anticolonialista no século XVI. Para muitos, a celebração representava um momento de orgulho cultural e união — que acabou transformado em pesadelo.