Trump insiste na anexação do Canadá no dia das eleições legislativas
Donald Trump pediu ainda que os canadenses escolham como primeiro-ministro "o homem que tenha a força e sabedoria para reduzir os impostos pela metade"
compartilhe
Siga noO presidente americano, Donald Trump, insistiu nesta segunda-feira (28) em sua ideia de anexar o Canadá aos Estados Unidos, em uma mensagem na qual desejou "boa sorte" ao país vizinho no dia das eleições legislativas, que acontecem nesta segunda-feira (28/4).
Leia Mais
Trump pediu que os canadenses escolham como primeiro-ministro "o homem que tenha a força e sabedoria para reduzir os impostos pela metade", caso o Canadá se torne "o estado número 51 dos Estados Unidos". "TUDO POSITIVO, NADA NEGATIVO", escreveu o republicano em sua plataforma Truth Social.
Recorde de votação antecipada
Um recorde de 7,3 milhões de pessoas já emitiram seus votos durante os quatro dias de votação antecipada nas eleições do Canadá, segundo números oficiais publicados na terça-feira (22), um possível sinal de maior participação para o pleito de hoje.
A autoridade eleitoral canadense informou que sua apuração estimada de votos entre sexta e segunda-feira marcou um aumento de 25% em relação aos 5,8 milhões de votos antecipados emitidos nas eleições de 2021.
O Canadá tem 41 milhões de habitantes, dos quais 28,9 milhões estão aptos a votar.
Há outros indícios de que os eleitores estão mais mobilizados nesta campanha eleitoral, cuja agenda está dominada pelas ameaças do presidente americano Donald Trump. Por exemplo, os índices de audiência de dois debates da semana passada foram excepcionalmente altos.
- Hillary Clinton ri do anúncio de Trump sobre o nome de "Golfo da América"
- Líderes em tecnologia, Zuckerberg e Musk são as vozes do retrocesso
O líder do Partido Liberal, o primeiro-ministro Mark Carney, é o favorito, mas algumas pesquisas mostram que o Partido Conservador de Pierre Poilievre está ganhando terreno gradualmente.
Ambos os candidatos se apresentaram como líderes capazes de conduzir o Canadá enquanto lidam com as provocações de Trump.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia