Internacional

Arcebispo da Filadélfia, onde Leão XIV estudou, declara surpresa com eleição de papa americano

Publicidade
Carregando...

O arcebispo da Filadélfia, cidade onde o primeiro papa nascido nos Estados Unidos da história, Leão XIV, estudou durante a juventude, admitiu a surpresa com a eleição de Robert Francis Prevost.

"Não pensava que seria ele. Não por causa dele, mas porque, sendo americano, esse simplesmente não era o caso", declarou na quinta-feira o arcebispo da Filadélfia, Nelson J. Perez.

Em Chicago, sua cidade natal, e na Filadélfia (nordeste), onde estudou em uma universidade de tradição agostiniana, ordem religiosa à qual pertence, a eleição de Robert Francis Prevost como sucessor do papa Francisco causou comoção.

O arcebispo da Filadélfia recebeu a notícia em um avião, quando retornava de Roma, onde esteve nos últimos dias, mas sem participar do conclave.

"Recebi uma mensagem de texto de um membro da minha equipe que dizia: 'cardeal Prevost, Leão XIV' (...) Eu fiquei, 'uau', não consegui acreditar", relatou o arcebispo na imensa catedral de São Pedro e São Paulo da Filadélfia, onde Francisco celebrou a eucaristia em 2015.

"Não é que houvesse um estigma. Simplesmente acredito que os Estados Unidos já exercem muita influência no mundo e que a Igreja também (...) assim, para muitos, havia um consenso, uma ideia, de que não aconteceria realmente, acrescentou, ao comentar a possibilidade de um papa americano.

Perez, 63 anos, que também fala espanhol, conheceu o novo papa quando trabalharam no Peru no início dos anos 2000.

"Fizemos refeições juntos, trocamos ideias e conversamos informalmente. Nunca pensei que ele se tornaria papa (...) mas o que eu sei é que defenderá os imigrantes e os "pobres, assim como fez Francisco e como dita a tradição agostiniana, afirmou. 

Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago e estudou na Universidade de Villanova no final da década de 1970, em um seminário de Padres Agostinianos, antes de se formar em Matemática na Filadélfia.

"Quando ele estava na faculdade, ele trabalhou como zelador de um dos cemitérios da nossa paróquia", disse o arcebispo da Filadélfia. "História incrível, certo? O papa trabalhou aqui."

A grande cidade histórica é famosa por ter sido o cenário da assinatura da Declaração de Independência e da Constituição dos Estados Unidos no final do século XVIII. 

A cidade agora também é famosa por ter acolhido o novo papa em seus estudos o novo papa.

gl/nr/atm/dbh/fp

Tópicos relacionados:

eua igreja imigracao minoria peru vaticano

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay