Internacional

MSF critica Israel por criar condições para 'erradicação dos palestinos'

Publicidade
Carregando...

A ONG Médicos Sem Fronteiras criticou Israel nesta quarta-feira (14) por criar condições para uma "catástrofe humanitária deliberada" em Gaza e acusou o país de tentar condicionar a ajuda ao território palestino ao deslocamento forçado de seus habitantes. 

"Estamos testemunhando em tempo real a criação de condições para a erradicação dos palestinos em Gaza", denunciou a ONG em um comunicado. 

Israel impõe um bloqueio humanitário à Faixa de Gaza desde 2 de março, depois que as negociações para prorrogar o cessar-fogo implementado em 19 de janeiro fracassaram. 

A MSF disse que suas equipes médicas em Gaza "observaram um aumento de 32% no número de pacientes com sintomas de desnutrição nas últimas duas semanas". 

"As reservas de combustível, que estão diminuindo, limitam a capacidade de dessalinizar e distribuir água", acrescentou a ONG, que denunciou que "as unidades de saúde que ainda estão funcionando [...] continuam sendo atacadas". 

As equipes da MSF em Gaza "não recebem nenhum suprimento há 11 semanas" e enfrentam "escassez de suprimentos médicos essenciais, como curativos e luvas esterilizadas". 

"Condicionar a ajuda ao deslocamento forçado e à seleção da população é mais uma ferramenta da campanha de limpeza étnica da população palestina", denunciou MSF. 

A ONG rejeitou a proposta dos Estados Unidos, que Israel apoia, de criar uma nova fundação para gerenciar a distribuição de ajuda em Gaza; uma medida que aparentemente deixaria de lado a ONU e as organizações humanitárias existentes e seria controlada principalmente por Israel.

nl/vog/clr/bds/mab-jvb/mb/jc/yr

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay