Internacional

Israel critica declarações do chefe de operações humanitárias da ONU

Publicidade
Carregando...

O embaixador de Israel nas Nações Unidas, Danny Danon, chamou nesta sexta-feira (16) de "profundamente irresponsáveis" os comentários feitos nesta semana pelo subsecretário-geral da ONU para Assistência Humanitária, Tom Fletcher, sobre a situação na Faixa de Gaza.

Em reunião do Conselho de Segurança da ONU na última terça-feira, Fletcher disse que Israel impõe "deliberada e descaradamente condições desumanas aos civis no território palestino ocupado".

Em carta a Fletcher, divulgada pela embaixada de Israel, Danon diz que se sentiu "profundamente transtornado" com o discurso. "O senhor teve a ousadia, como alto funcionário da ONU, de invocar diante do Conselho de Segurança a acusação de genocídio sem provas, mandato ou moderação. Foi uma declaração totalmente imprópria e irresponsável, que destruiu qualquer noção de neutralidade."

"Usar a palavra genocídio como arma contra Israel não é apenas uma distorção: é a profanação e subversão de um termo com força e peso únicos", continuou Danon.

As relações difíceis de Israel com a ONU se deterioraram desde o ataque do movimento islâmico Hamas em 7 de outubro de 2023 e a ofensiva militar posterior de Israel contra o grupo na Faixa de Gaza.

abd/sst/acb/ad/nn/lb/am

Tópicos relacionados:

conflito diplomacia israel onu palestinos

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay