Internacional

ONG registra morte de 13 membros da minoria alauita na Síria

Publicidade
Carregando...

Uma ONG que monitora a situação dos direitos humanos na Síria reportou a morte de oito integrantes da minoria alauita em um posto de controle nesta quarta-feira (4), após registrar outros cinco mortos encontrados em um hospital, dois dias depois que eles haviam sido detidos.

Desde a queda do regime de Bashar al Assad, a comunidade alauita, da qual o ex-presidente é parte, foi alvo de numerosos ataques, incluindo massacres que deixaram mais de 1.700 mortos em março.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) afirmou que "o pessoal de um posto de controle executou oito civis, incluídas três mulheres", e feriu outros cinco alauitas que viajavam "em um ônibus de passageiros" na província central de Hama.

O OSDH acrescentou que o pessoal do posto de controle "parou o ônibus e atirou, e depois forçou os passageiros sobreviventes a sair e os executou".

As autoridades sírias não se pronunciaram até agora sobre esse incidente.

Além disso, a ONG havia informado anteriormente que os corpos de cinco alauitas foram encontrados em um hospital de Damasco, e que eles tinham sido vítimas de uma "execução sumária".

Segundo o OSDH, os cinco homens voltavam para casa no domingo, depois do trabalho, quando o ônibus em que viajavam foi parado em um posto de controle.

Inicialmente, os vizinhos foram informados de que eles estavam detidos, mas seus corpos apareceram dois dias depois no hospital Al Mujtahid na capital, indicou o OSDH.

O tema das minorias da Síria é um dos maiores desafios enfrentados pelo novo governo desde que as forças lideradas por grupos islamistas derrubaram Assad em dezembro do ano passado.

jos-lk/nad/pc/mb/eg/cjc/rpr/am

Tópicos relacionados:

conflito minoria siria

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay