Internacional

Casa Branca apoia ultradireitista Wilders após queda do governo nos Países Baixos

Publicidade
Carregando...

A Casa Branca afirmou nesta quarta-feira (4) que os Países Baixos enfrentam "ameaças graves" devido à migração, um dia após o ultradireitista Geert Wilders derrubar a coalizão no poder ao retirar seu partido do governo.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apoiou os líderes que "protegem sua soberania e identidade nacional", declarou um funcionário da Casa Branca quando perguntado sobre a saída de Wilders da coalizão governamental devido a divergências sobre a política migratória.

Wilders, apelidado de "Trump holandês" por seu cabelo loiro e retórica incendiária, é conhecido por seu discurso anti-islâmico, antimigrante e antieuropeu.

"Os Países Baixos, assim como muitas nações europeias, enfrentam ameaças graves relacionadas às políticas de fronteiras abertas e à migração ilegal", declarou à AFP o funcionário, que pediu anonimato.

"Os líderes que lutam para priorizar seus cidadãos e garantir o futuro de sua nação merecem ser elogiados", acrescentou.

A administração Trump vem realizando uma ofensiva contra a migração e pressiona os países europeus para que sigam seu exemplo.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, expressou seu apoio ao partido ultranacionalista alemão AfD, de extrema direita.

"A mensagem do presidente Trump aos nossos aliados tem sido clara nesse sentido", acrescentou o funcionário da Casa Branca.

"Os líderes europeus deveriam trabalhar para proteger sua soberania e identidade nacional, priorizando fronteiras fortes e combatendo a migração ilegal, como fazemos aqui nos Estados Unidos", prosseguiu.

Trump planeja viajar aos Países Baixos no final deste mês para participar de uma cúpula da Otan.

O Partido pela Liberdade (PVV), de Wilders, obteve uma surpreendente vitória nas eleições de 2023, mas seus parceiros no instável governo de coalizão impediram que ele se tornasse primeiro-ministro.

Ele poderá se candidatar novamente caso novas eleições sejam convocadas.

dk/aha/erl/nn/lm/am

Tópicos relacionados:

eua migracao paisesbaixos politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay