Internacional

Irã afirma que 13 cidadãos do país morreram durante o hajj na Arábia Saudita

Publicidade
Carregando...

Pelo menos 13 iranianos morreram durante a peregrinação do hajj na Arábia Saudita devido às temperaturas elevadas, informou a imprensa estatal iraniana no sábado.

"Na sexta-feira, 6 de junho, o número total de peregrinos mortos durante o hajj 2025 chegou a 13", afirmou o Crescente Vermelho Iraniano em um comunicado divulgado pela agência de notícias oficial Irna.

"Nos últimos dias, as temperaturas nas cidades sagradas da Arábia Saudita subiram para 47 graus Celsius, o que pode causar insolação grave entre os peregrinos", disse a Irna.

De acordo com a agência, 86.700 iranianos participam da peregrinação deste ano, uma das maiores reuniões religiosas do mundo.

No ano passado, mais de 1.300 pessoas - incluindo 22 iranianos - morreram durante o hajj na Arábia Saudita, quando o termômetro atingiu 51,8ºC.

O estresse por calor ocorre quando os sistemas naturais de resfriamento do corpo são sobrecarregados, causando sintomas que variam de tontura e dor de cabeça até a falência de órgãos e morte.

O comunicado deste sábado também pede aos peregrinos que evitem a exposição direta ao sol, permaneçam hidratados e tomem precauções para evitar insolação.

A mudança climática está causando cada vez mais ondas de calor em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o calor mata pelo menos meio milhão de pessoas todos os anos, mas a organização alerta que o número real pode ser 30% maior.

pdm/ysm/jvb/an/jmo/fp

Tópicos relacionados:

clima isla religiao

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay