Internacional

Grupo paramilitar Wagner deixa o Mali e é substituído por outra organização russa

Publicidade
Carregando...

O grupo paramilitar russo Wagner abandonou o Mali, onde estava presente desde 2021, e seus contingentes serão reintegrados por seu sucessor, Africa Corps, outra organização russa, confirmaram neste domingo à AFP fontes diplomáticas e das forças de segurança.

Desde os dois golpes de Estado, de 2020 e 2021, que levaram ao poder a junta liderada pelo general Asimi Goita, o Mali rompeu sua aliança com a França, ex-potência colonial, e se voltou militar e politicamente para a Rússia.

"Oficialmente, Wagner encerra sua presença no Mali. Mas o Africa Corps assume o comando", declarou neste domingo uma fonte diplomática do Sahel.

"O Kremlin continua mantendo o controle do jogo", acrescentou a mesma fonte. "A maior parte dos funcionários do Wagner no Mali, originária da Rússia, será reintegrada ao Africa Corps e permanecerá nas capitais regionais do norte e em Bamako".

Oficialmente, o Mali nunca reconheceu a presença de mercenários do grupo Wagner no país e mencionava instrutores russos.

"Wagner ontem ou Africa Corps hoje, nosso interlocutor continua sendo o mesmo, é o poder central da Rússia, ou seja, o Kremlin", disse uma fonte das forças de segurança do Mali. 

Wagner, o grupo mais famoso de mercenários russos, foi desmantelado e reorganizado após a morte de seu fundador, Yevgeny Prigozhin, em agosto de 2023, em um acidente aéreo misterioso. 

A maioria das operações de segurança na África agora é coordenada pelo Africa Corps. Os métodos brutais do grupo paramilitar no território do Mali são frequentemente denunciados por organizações de direitos humanos.

sd-els/mba/meb/mb/fp

Tópicos relacionados:

conflito diplomacia golpe mali russia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay