Internacional

Mais de 90 países pedem tratado para redução de produção e uso de plásticos

Publicidade
Carregando...

Um total de 95 países pediu nesta terça-feira (10), durante a Conferência da ONU sobre os Oceanos, a adoção de um tratado "ambicioso" sobre a poluição por plásticos para reduzir a produção desse poluente que satura os mares do planeta.

"Pedimos a adoção de um objetivo global para reduzir a produção e o consumo de polímeros plásticos primários a níveis sustentáveis", escreveram os signatários da declaração.

Os países signatários representam mais da metade dos 170 Estados que participam desde 2022 da negociação de um tratado sobre o plástico.

"Queremos enviar uma mensagem clara ao mundo. Não aceitaremos qualquer tratado baseado em soluções falsas", declarou a ministra de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia, Lena Estrada.

A secretária mexicana de Meio Ambiente, Alicia Bárcena, afirmou que a declaração assinada "é fundamental, já que envia um sinal muito forte".

As negociações para um tratado vinculativo sobre a poluição por plásticos serão retomadas em Genebra no início de agosto.

A última sessão foi concluída sem sucesso em dezembro passado em Busan, na Coreia do Sul, após o surgimento de um bloco de países principalmente produtores de petróleo (Arábia Saudita, Rússia, Irã, etc.) contrário a qualquer limite na produção mundial.

A produção de plástico aumentou de 2 milhões de toneladas em 1950 para 413,8 milhões de toneladas em 2023, e os plásticos representam mais de 80% dos resíduos aquáticos identificados, de acordo com o Starfish Ocean Barometer.

Milhões de toneladas de plástico se infiltram todos os anos nas massas de água, nos alimentos e até no corpo humano na forma de microplásticos.

aag/uh/sp/hgs/mb/lm/am

Tópicos relacionados:

ambiente clima cupula franca meio oceano onu

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay