Internacional

Seis presos e 17 policiais feridos em distúrbios com motivação racial na Irlanda do Norte

Publicidade
Carregando...

Seis pessoas foram detidas e dezessete policiais ficaram feridos na terça-feira (10) na Irlanda do Norte, em uma segunda noite de distúrbios anti-imigrantes, desencadeados após o indiciamento de dois adolescentes pela tentativa de estuprar uma jovem.

O primeiro-ministro britânico, o trabalhista Keir Starmer, reagiu nesta quarta-feira (11), condenando a violência "irracional" na Irlanda do Norte.

Os manifestantes entraram em confronto novamente com as autoridades e atacaram residências e comércios, principalmente na cidade de Ballymena, informou a polícia nesta quarta-feira, acrescentando que "distúrbios esporádicos" foram relatados em outras partes da província britânica, especialmente em Belfast. 

A polícia, que indicou que a violência é motivada "por considerações raciais", recusou-se a divulgar informações sobre as origens dos dois adolescentes de 14 anos acusados da tentativa de estupro em Ballymena. 

Segundo a mídia britânica, eles falaram por meio de um intérprete romeno durante sua audiência no tribunal na segunda-feira. 

"Durante a segunda noite de tumultos e desordem, principalmente no bairro de Clonavon Terrace, em Ballymena, as autoridades foram alvo de ataques constantes por várias horas, com vários coquetéis molotov, tijolos e fogos de artifício", disse a polícia.

Os incidentes ocorreram principalmente em áreas onde vivem imigrantes romenos nesta cidade de 31.000 habitantes, localizada a cerca de cinquenta quilômetros a noroeste de Belfast. 

Cinco pessoas foram presas em Belfast por perturbação da ordem pública. 

Incidentes também ocorreram em Belfast, assim como em duas cidades próximas, Carrickfergus e Newtownabbey, onde um homem foi preso. 

"Condeno energicamente a violência da noite passada em Ballymena e outras regiões da Irlanda do Norte, particularmente contra policiais", disse o primeiro-ministro britânico ao Parlamento. 

Em Ballymena, centenas de manifestantes atacaram comércios, residências e veículos na terça-feira. 

Os primeiros surtos de violência eclodiram na noite de segunda-feira, ao final de uma manifestação em apoio à jovem vítima da suposta tentativa de estupro e sua família.

cla-psr/pb/aa/jc

Tópicos relacionados:

gb imigracao manifestacao motim policia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay