Internacional

Parlamento de Israel vota projeto de dissolução submetido pela oposição

Publicidade
Carregando...

Os legisladores israelenses votam nesta quarta-feira um projeto de lei apresentado pela oposição para dissolver o Parlamento, que, caso prospere, abriria a via para novas eleições antecipadas. 

Os partidos ultraortodoxos, principais apoiadores da coalizão no poder do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, ameaçam apoiar a dissolução. 

Caso o projeto de lei obtenha a maioria no pleno desta quarta-feira, serão necessárias outras três rodadas de votações para dissolver o Knesset (Parlamento). Se fracassar, a oposição terá que esperar seis meses para apresentar outra iniciativa similar. 

"Os líderes dos partidos da oposição decidiram submeter hoje à votação um projeto de lei para dissolver o Knesset. Essa decisão foi tomada por unanimidade e é vinculante para todos os partidos da oposição", disse os chefes das formações opositoras em uma declaração conjunta. 

Os partidos Shas e Judaísmo Unido da Torá (JUT) ameaçaram se somar à iniciativa, devido à sua oposição à lei de recrutamento, que tenta terminar com a isenção do serviço militar para os judeus ultraortodoxos. 

Durante décadas, os ultraortodoxos se beneficiaram de uma isenção do serviço militar, um privilégio cada vez mais criticado na sociedade israelense, em plena guerra com o movimento islamista palestino Hamas na Faixa de Gaza desde 7 de outubro de 2023. 

Netanyahu tem que enfrentar uma parte de seu partido, o direitista Likud, que impulsiona uma lei destinada a alistar mais ultraortodoxos e a endurecer as sanções contra os que não cumprirem. 

Tanto o Shas como o Jut declararam publicamente que apoiariam a dissolução mas, segundo vários especialistas, o líder do Shas, Aryeh Deri, tenta chegar a um acordo antes da votação. 

dms-lba-acc/dv/es/mb/dd 

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay