Internacional

Apoiadores de Evo Morales suspendem bloqueios na Bolívia que deixaram 6 mortos

Publicidade
Carregando...

Apoiadores do ex-presidente Evo Morales informaram neste domingo (15) que farão uma "pausa humanitária" nos bloqueios de estradas na Bolívia, exigindo uma investigação internacional sobre os confrontos violentos com a polícia que deixaram seis mortos.

Os manifestantes exigem, há duas semanas, a renúncia do presidente Luis Arce, a quem responsabilizam pela crise econômica e por manipular as instituições para excluir o líder cocaleiro das próximas eleições gerais de agosto.

O governo informou que os confrontos entre policiais e manifestantes deixaram seis mortos — quatro deles agentes de segurança — e 203 feridos.

"Determinamos uma pausa humanitária na mobilização nacional nas estradas, enquanto se realiza uma investigação internacional exaustiva (...) de todos os fatos provocados pela intervenção policial e militar", afirmou um comunicado publicado por um grupo de apoiadores de Morales chamado Pacto de Unidade.

Apesar da suspensão dos bloqueios, eles deixaram claro que continuarão marchando até a renúncia de Arce.

Os bloqueios começaram em 2 de junho e chegaram a 40 pontos, segundo a vice-ministra da Comunicação, Gabriela Alcón, principalmente no departamento de Cochabamba (centro), reduto político de Morales.

O ex-presidente, de 65 anos, está recluso desde outubro na região cocaleira do Chapare, protegido por seus aliados contra uma ordem de prisão emitida em seu nome por um caso de suposta exploração de menor, o qual ele nega.

Na semana passada, o Ministério Público abriu uma investigação contra o líder cocaleiro após uma denúncia do governo que o acusa de oito crimes, entre eles "terrorismo".

axl-gta/arm/am

Tópicos relacionados:

bolivia manifestacao policia politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay