Internacional

Israel expulsou para Jordânia os últimos três passageiros da flotilha que ia para Gaza

Publicidade
Carregando...

Israel expulsou para a Jordânia os três últimos passageiros do barco interceptado quando ia para Gaza na semana passada, anunciou nesta segunda-feira (16) o Ministério israelense das Relações Exteriores. 

"Os três últimos participantes do 'Selfie Yatch' foram transferidos nesta manhã [segunda-feira] para a Jordânia através da passagem de Allenby", indicou o Ministério em um comunicado, no qual apontou que se tratava de dois franceses e de um holandês. 

No total, doze pessoas (seis franceses, uma alemã, um brasileiro, um turco, uma sueca, um espanhol e um holandês) partiram da Itália em 1º de junho a bordo da flotilha "Madleen" para "romper o bloqueio israelense" em Gaza, foram presos em 9 de junho, depois que Israel abordou a embarcação em águas internacionais a 185km da costa de Gaza. 

A sueca Greta Thunberg, ícone da luta contra a mudança climática, e outros três passageiros aceitaram ser expulsos imediatamente. Outros oito foram detidos pelas autoridades israelenses, até comparecerem a um tribunal de imigração e serem expulsos. 

Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores de Israel indicou que os passageiros do barco para Gaza que permaneciam em Israel seriam enviados em avião para seus países de origem. 

Cinco deles, incluindo a eurodeputada franco-palestina Rima Hassan, deixaram o país na quinta-feira. A princípio, os outros três deveriam deixar Israel na sexta-feira, mas as autoridades fecharam seu espaço aéreo devido ao ataque maciço contra alvos militares e nucleares do Irã, segundo o Exército.

reg-dms/bfi/feb/jvb/dd/yr

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay