Internacional

Várias ONGs denunciam execução de jornalista na Arábia Saudita

Publicidade
Carregando...

Organizações da defesa dos direitos humanos e da liberdade de imprensa condenaram a execução, neste fim de semana, de um jornalista que estava detido na Arábia Saudita havia sete anos.

O jornalista saudita Turki al Jasser foi executado no sábado (14) após a confirmação de sua sentença por um tribunal, segundo as autoridades.

Ele tinha sido detido em 2018 e acusado de terrorismo, traição e ofensa à segurança nacional. 

A aplicação da pena de morte no seu caso "reflete de forma dramática os limites que as autoridades sauditas estão dispostas a cruzar para reprimir os dissidentes pacíficos", afirmou em um comunicado a ONG ALQST, com sede em Londres, em um comunicado publicado nesta segunda-feira (16).

"A falta de transparência em torno do caso Al Jaser aumenta a preocupação (...) sobre o alcance das violações dos direitos na Arábia Saudita", lamentou. 

Np sábado, o comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ) se declarou "indignado" com a execução do "eminente jornalista", que cobriu temas como direitos das mulheres, Primavera Árabe e corrupção.

A organização Sanad, também com sede em Londres, apontou que as acusações de traição e terrorismo são frequentemente "utilizadas pelas autoridades sauditas para silenciar os jornalistas dissidentes e ativistas".

A Arábia Saudita é um dos países que mais recorre à pena de morte. Mais de 100 pessoas já foram executadas no intervalo de um ano.

Em 2018, o país foi alvo de críticas após o assassinato e esquartejamento do jornalista Jamal Khashoggi, crítico ao governo, no consulado saudita de Istambul.

bur/hme/es/meb/lm/mvv

Tópicos relacionados:

arabia-saudita direitos imprensa

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay