Internacional

Israel está fazendo 'o trabalho sujo' por 'todos nós' no Irã, afirma chanceler alemão

Publicidade
Carregando...

O chefe do governo alemão, Friedrich Merz, expressou, nesta terça-feira (17), um forte apoio a Israel no conflito com o Irã, à margem da cúpula do G7 no Canadá. 

"Esse é o trabalho sujo que Israel está fazendo por todos nós. Também somos vítimas desse regime. Esse regime clerical trouxe morte e destruição ao mundo", disse Merz em uma entrevista à emissora ZDF. 

"Suponho que os ataques dos últimos dias enfraqueceram consideravelmente o regime clerical e é pouco provável que recupere sua força anterior, o que torna o futuro do país incerto", disse Merz em outra entrevista, à tevê alemã Welt. 

"Grande parte da liderança militar e da 'Guarda Revolucionária' não estão mais vivos, portanto as coisas não serão como antes", acrescentou. 

Ao ser questionado se acredita que os Estados Unidos possam se envolver na campanha militar contra o Irã, Merz avaliou que "ainda não há uma decisão do governo americano". 

"Agora depende muito de quão disposto o regime (iraniano) está de voltar à mesa de negociações" sobre seu programa nuclear, indicou.  

Na sexta-feira, Israel lançou uma campanha aérea surpresa contra instalações militares e nucleares em todo Irã, com o objetivo declarado de prevenir que seu inimigo passe a ter armas atômicas. 

Mas o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, também sugeriu que a campanha pode ter objetivos mais amplos. 

O Irã é governado por líderes clericais desde a Revolução Islâmica de 1979, e foi acusado durante muito tempo por países ocidentais de abusos contra os direitos humanos e por reprimir brutalmente a dissidência. 

fec/sr/ach/mr/mel/dd/aa

Tópicos relacionados:

alemania iran israel politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay