Internacional

Conselho da Europa alerta para aumento dos discursos de ódio em Portugal

Publicidade
Carregando...

A Comissão contra o Racismo e a Intolerância (ECRI) do Conselho da Europa pediu nesta quarta-feira (18) às autoridades de Portugal que enfrentem de maneira mais veemente os crimes e os discursos de ódio no país contra migrantes, minorias étnicas ou sexuais.

A ECRI "pede a Portugal que melhore a maneira como as agências policiais abordam os crimes de ódio", afirmou a comissão em um relatório dedicado ao país.

"O número de casos de discursos de ódio dirigidos principalmente contra migrantes, ciganos, pessoas LGBTQI e pessoas negras aumentou significativamente em Portugal", destacou a organização internacional de 46 países, com sede em Estrasburgo, que promove os direitos humanos e a democracia.

Portugal registra o avanço da extrema direita, que se tornou a principal força de oposição após as eleições legislativas do mês passado.

"Casos de violência racista motivada pelo ódio, às vezes envolvendo grupos neonazistas, foram denunciados", destacou a comissão.

Na terça-feira, a polícia judiciária portuguesa anunciou a detenção de seis pessoas de um grupo de extrema direita, suspeitas de "atividades terroristas, discriminação e incitação ao ódio e à violência". Segundo a imprensa portuguesa, um dos suspeitos é um policial e o grupo planejava atacar o Parlamento.

tsc/lf/pc/zm/fp

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay