DESINFORMAÇÃO

Copo com água alimenta teoria da conspiração sobre estação espacial

Perfis, em sua maioria de estadunidenses, questionam copo com água em gravidade zero em registro na Estação Espacial Tiangong, da China

Publicidade
Carregando...

Teorias da conspiração que questionam a veracidade dos avanços espaciais não são novidade. Mas, agora, um copo de água na Estação Espacial Tiangong, da China, se tornou o principal questionamento de alguns internautas, em sua maioria norte-americanos. Em um vídeo, aparece o recipiente com a bebida sobre uma mesa, sem ser tocado. O detalhe foi o suficiente para que os teóricos da conspiração afirmassem que o copo parecia estar "totalmente sujeito à gravidade".

As suspeitas dos usuários das redes sociais decorrem do fato de que vídeos do espaço normalmente mostram água flutuando livremente em esferas, em vez de dentro de recipientes. Isso levou muitas pessoas a presumir que a água não poderia permanecer dentro de um recipiente aberto fora da força gravitacional da Terra.

"Pode me chamar de louco, mas se eu estivesse orbitando a Terra a 28.000 km/h em Gravidade Zero, cercado por computadores complexos... provavelmente não arriscaria um copo d'água descoberto sobre a mesa”, escreveu um perfil.

Para internautas, isso significava que o vídeo foi filmado na Terra, e não em órbita. "Aparentemente, eles não estão em gravidade zero, pois a água permanece no copo", escreveu uma pessoa.

Os boatos ganharam ainda mais força quando a IA do X, o Grok, deu respostas erradas aos questionamentos dos usuários. "Sim, a água flutuaria para fora de um copo em uma estação espacial devido à microgravidade”, respondeu a tecnologia.

Não há incoerências no vídeo

No entanto, especialistas destacam que o vídeo mostra exatamente o comportamento esperado de um copo com água em gravidade menor que a terrestre. “As moléculas de água gostam mais de grudar no vidro e também em outras moléculas de água do que de se dispersar no ar.  Portanto, se não houver força externa, a água permanece em 'aglomerados' no ambiente sem gravidade e, neste caso, dentro do copo”, explicou Jordan Bimm, pesquisador de pós-doutorado e historiador espacial da Universidade de Chicago, disse à Associated Press.

A água é composta de átomos de hidrogênio ligeiramente positivos e átomos de oxigênio ligeiramente negativos, que se atraem como extremidades opostas de um ímã. Esse fenômeno cria uma tensão superficial muito forte. “Isso também ajuda a manter a forma estática e cria a ilusão de como a água agiria no solo", esclareceu o especialista.

Outro vídeo que serve como explicação foi feito por Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, que demonstrou que é quase impossível beber a água direto do copo em órbita. Por isso, é que os astronautas usam sacos plásticos e canudos para se hidratar.

@astrosamantha Having a nice cup of coffee looks slightly different in space… ???? Check it out! #MissionMinerva #CoffeeBreak #SpaceTok ? Coffee Break (feat. Richard Bona) - Jonah Nilsson & LUCAS

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Além disso, os teóricos da conspiração ignoraram um detalhe importante: o copo com água na estação espacial foi colocado na mesa especialmente para uma gravação chamada "Aula em Tiangong" - um projeto no qual taikonautas chineses demonstram experimentos científicos para crianças na Terra.

No vídeo completo, é possível ver que o copo fazia parte de uma demonstração sobre como a “flutuabilidade”  funciona de forma diferente no espaço, suspendendo uma bola de pingue-pongue na água. Além disso, em outro momento, um dos astronautas aparece enchendo o copo usando um canudo, antes de colocá-lo cuidadosamente sobre a mesa com velcro.

Tópicos relacionados:

china ciencia espaco mundo

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay