Internacional

Aliados de ex-presidente colombiano pedem asilo na França por temor de 'perseguição'

Publicidade
Carregando...

Pessoas próximas ao ex-presidente colombiano Iván Duque solicitaram asilo na França por medo de "perseguições" de partidários de seu sucessor, o atual presidente Gustavo Petro, informaram as autoridades francesas.

O relatório anual do Escritório Francês de Proteção a Refugiados e Apátridas (Ofpra) indica que 1.346 colombianos apresentaram pela primeira vez em 2024 um pedido de proteção na França.

A maioria dos pedidos menciona a violência provocada por grupos paramilitares ou guerrilheiros ativos, mas também há solicitações relacionadas à orientação sexual ou identidade de gênero, aponta o relatório.

"Além disso, alguns pedidos procedem de pessoas próximas ao ex-presidente Iván Duque, que alegam perseguições por parte de simpatizantes do partido do atual presidente, Gustavo Petro", acrescenta o relatório, sem revelar detalhes.

Quase 130.000 pessoas solicitaram proteção na França pela primeira vez em 2024. Os afegãos foram os mais numerosos (12.378), seguidos de ucranianos (11.814) e guineanos (10.327). 

Na América Latina, 5.395 haitianos (8ª posição) solicitaram asilo pela primeira vez, à frente dos colombianos (27ª), venezuelanos (773, 34ª) e peruanos (368, 43ª).

Sobre a Venezuela, o Ofpra destaca que Colômbia, Chile, Peru, Brasil e Equador são os principais países de recepção dos venezuelanos, a terceira nacionalidade de solicitantes na UE em 2024. 

Na França, "uma proporção cada vez maior" dos pedidos de venezuelanos menciona o assédio de grupos criminosos, "principalmente por meio de sequestros para pedidos de resgate", destaca o relatório.

Os venezuelanos que pedem asilo também denunciam a situação econômica e de segurança, assim como o medo de represálias por participar de protestos ou integrar a oposição ao presidente Nicolás Maduro.

tjc/zm/fp

Tópicos relacionados:

colombia franca politica refugiados venezuela

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay