Internacional

Tesla construirá usina de armazenamento de eletricidade na China

Publicidade
Carregando...

O grupo americano Tesla, especializado em veículos elétricos e que também fabrica baterias e painéis solares, anunciou nesta sexta-feira (20) que firmou um contrato na China para construir sua primeira usina de armazenamento em larga escala para a rede elétrica chinesa.

A assinatura deste contrato acontece em um momento de tensão nas relações entre Washington e Pequim, com o pano de fundo da guerra comercial iniciada pelo presidente americano Donald Trump.

O chefe da Tesla, o bilionário Elon Musk, foi um assessor próximo de Trump durante a campanha eleitoral para a Casa Branca e dirigia até há pouco o chamado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), responsável por realizar cortes de gastos.

"A Tesla firmou oficialmente o seu primeiro projeto de fábrica de armazenamento de energia para a rede na China continental", indicou a empresa em seu perfil na rede social chinesa Weibo.

A companhia disse que a instalação, que espera que seja "a maior" de seu tipo na China, "permitiria ajustar os recursos da rede elétrica e resolver de forma eficaz as pressões do abastecimento elétrico urbano".

Segundo o veículo financeiro chinês Yicai, o contrato firmado pela filial da Tesla em Xangai, as autoridades desta metrópole do leste da China e a empresa China Kangfu International Leasing prevê um investimento de 4 bilhões de iuanes, o que equivale a pouco mais de 3 bilhões de reais.

A Tesla instalou uma cadeia de montagem de veículos em Xangai, que também produziu mais de 100 Megapacks no primeiro trimestre de 2025 para exportação, particularmente à Europa.

Um Megapack é uma bateria gigante que pode armazenar mais de 3,9 megawatts/hora (MWh) de eletricidade, o equivalente ao consumo de 3.600 casas em média durante uma hora, segundo o site da Tesla.

A empresa afirma que essas baterias podem ser conectadas entre si até o infinito, cada uma com seu próprio dispositivo de conectividade.

Por ora, a Tesla afirma ter instalado o equivalente a mais de 10 gigawatts/hora (GWh), particularmente em vários estados dos Estados Unidos, como Texas e Alaska, e também na Austrália.

elm/tu/pno/atm/ad/rpr

Tópicos relacionados:

china eletricidade eua negocio tesla

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay