Internacional

Milhares de pessoas vão à Europride em Lisboa

Publicidade
Carregando...

Entre bandeiras arco-íris e música eletrônica, milhares de pessoas marcharam neste sábado (21) em Lisboa por causa da EuroPride, evento anual destinado a promover os direitos das pessoas LGBTQIA+.

Empunhando bandeiras que defendem a igualdade de direitos, uma multidão composta por pessoas de vários países da Europa marchou pela Avenida da Liberdade, principal via da capital portuguesa, atrás de grandes veículos decorados com balões de todas as cores.

"É importante estar aqui para que nossos direitos sejam ouvidos e lutar pelo nosso reconhecimento", pois "a liberdade pode ser perdida a qualquer momento", disse à AFP Claudia Trindade, lisboeta de 29 anos.

"Estamos aqui para defender os direitos das minorias", especialmente diante do crescimento da extrema direita em vários países, alertou, preocupado, Stéphane Fanucchi, de 47 anos, que mora em Portugal há duas décadas.

"A extrema direita sempre ataca primeiro as minorias", afirma esse especialista em informática cercado por um grupo de amigos.

Em Portugal, às vezes citado entre os países mais progressistas da Europa em termos de direitos das minorias sexuais, vê-se com preocupação o avanço da direita radical, que se tornou a principal força de oposição desde as últimas eleições legislativas de maio.

lf/mm/eg/es/dd/rpr

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay