Trump ameaça Irã: 'Ou haverá paz ou haverá tragédia'
Presidente republicano afirmou que os Estados Unidos podem atacar novamente caso o Irã não aceite um acordo de paz
compartilhe
Siga noApós ataque a instalações iranianas, o presidente Donald Trump declarou que os Estados Unidos podem fazer mais ofensivas caso o Irã não entre em acordo de paz. “O Oriente Médio vai ter que aceitar a paz”, afirmou. "Ou haverá paz ou haverá tragédia no Irã."
Segundo o republicano, o ataque busca “apagar e eliminar” a ameaça nuclear que o país acusa o Irã de ter. Ele parabenizou o presidente Benjamin Netanyahu, Bibi, como ele mesmo chamou, pelos ataques israelenses. Na declaração, Trump afirma que espera que o trabalho das forças de Israel não sejam mais necessários.
Leia Mais
O presidente norte-americano deve fazer novo pronunciamento no domingo (22/6), no Pentágono.
Também em comunicado oficial, Netanyahu agradeceu a Trump pelo que chamou de ação "para derrubar o governo mais perigoso e com as armas mais perigosas". Ele ainda declarou que os Estados Unidos se juntam a Israel na busca de instaurar a "paz pela força".
Noite de ataques
Na noite deste sábado (21/6), o presidente Donald Trump anunciou o ataque a três estações nucleares do Irã. Segundo o republicano, a ofensiva “bem sucedida” aconteceu nas instalações de Fordow, Natanz e Esfahan. A imprensa iraniana confirmou que Fordow foi “atacada por bombardeios inimigos”.
"Todos os aviões estão em segurança a caminho de casa. Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso. AGORA É A HORA DA PAZ!”, escreveu Trump no Truth Social.
Dias antes, na quinta-feira (19), Trump havia afirmado que decidiria sobre a entrada dos Estados Unidos no conflito em até duas semanas. Israel esperava que os EUA utilizassem a bomba GBU-57, de 13.600t, para perfurar a montanha e destruir as centrífugas de Fordow, a 90m de profundidade.
Mesmo com o ataque, o republicano necessita do Congresso para declarar guerra oficialmente ao Irã.