Irã quer fechar Estreito de Ormuz, passagem de 20% do petróleo mundial
Parlamento do Irã aprovou fechamento do Estreito de Ormuz, estratégico na distribuição de petróleo no mundo. Proposta precisa passar agora pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional e pelo aiatolá Khamenei
compartilhe
Siga noO Parlamento do Irã aprovou o fechamento do Estreito de Ormuz, por onde é transportado cerca de 20% do petróleo mundial. A medida é em resposta aos ataques dos Estados Unidos Unidos a três instalações nucleares iranianas, no sábado (21/6).
Leia Mais
Segundo a mídia local Press TV, para entrar em vigor, a proposta precisa passar pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional e pelo aiatolá Khamenei. O fechamento do Estreito de Ormuz pode fazer com que o preço do petróleo dispare.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, afirmou, neste domingo (22/6), que os Estados Unidos e Israel "decidiram lançar pelos ares" a diplomacia.
- Agência atômica do Irã diz que ataques dos EUA 'não interromperão' suas atividades nucleares
- Trump ameaça novos ataques ao Irã: 'Ainda temos muitos alvos'
- Chanceler iraniano se reunirá com Putin em Moscou na segunda-feira
No sábado (21/6), o presidente Donald Trump destacou que "se a paz não chegar logo, os Estados Unidos vão perseguir outros alvos com precisão, velocidade e habilidade". "Haverá paz ou haverá uma tragédia para o Irã muito maior do que a que testemunhamos nos últimos oito dias", citou.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia