Internacional

Portugal quer revogar lei sobre naturalização de judeus sefarditas

Publicidade
Carregando...

O governo português anunciou, nesta segunda-feira (23), que deseja revogar a lei que permite aos descendentes de judeus sefarditas, perseguidos e expulsos no final do século XV, solicitar a nacionalidade, considerando que a medida tinha um caráter temporário.

Este regime "enquadrava-se em uma iniciativa de reparação histórica e tinha um caráter excepcional", explicou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, ao fim de uma reunião do governo de direita formado nas eleições do mês passado.

Em vigor desde 2015, este dispositivo está "esgotado" e "deixará de estar em vigor", destacou durante uma coletiva de imprensa após o conselho de ministros.

Seus critérios de atribuição foram endurecidos em 2022 após um escândalo sobre possíveis irregularidades na naturalização de descendentes judeus, entre eles o oligarca russo Roman Abramovich.

Este caso levou à acusação de vários responsáveis da comunidade judaica, suspeitos de terem emitido certificados falsos de ascendência sefardita.

A revogação desta lei faz parte de uma série de medidas que o governo deverá apresentar ao Parlamento no âmbito de um endurecimento da sua política migratória e de naturalização.

O Executivo, que não conta com maioria absoluta parlamentar, prevê assim aumentar a duração mínima de residência em Portugal para que um estrangeiro possa solicitar a nacionalidade. Esta passará de 5 para 7 anos para os cidadãos de países lusófonos e para 10 anos para os demais.

Também quer reforçar os critérios que permitem o reagrupamento familiar dos imigrantes e aumentar os controles fronteiriços com a criação de uma nova unidade especializada dentro da polícia nacional.

lf/tsc/ial/mab/es/ic/mvv

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay