Internacional

Irã prende um europeu acusado de espionagem

Publicidade
Carregando...

A Guarda Revolucionária iraniana anunciou, nesta terça-feira (24), a prisão de um europeu acusado de espionar instalações "militares e sensíveis".

"Um europeu foi preso pelas forças de segurança da organização de inteligência do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (CGRI)" no sul do Irã, indicou o site Sepahnews, coincidindo com o anúncio nesta terça-feira de uma frágil trégua entre o Irã e Israel após 12 dias de guerra. 

A pessoa presa, cujo sexo e país de origem não foram especificados, "entrou no Irã como turista" e "coletou informações em instalações militares e sensíveis", segundo este site da Guarda Revolucionária.

Na véspera, as autoridades judiciais do Irã detiveram outro europeu na província de Hamadan, acusado de ser um "espião" a serviço de Israel, segundo a televisão estatal.

Esta pessoa, cujo gênero e nacionalidade também são desconhecidos, entrou no Irã "como turista" e tinha a "missão de estabelecer uma rede, coletar informações e desarticular sistemas de armas e mísseis no Irã".

Desde o início da guerra entre Israel e Irã, em 13 de junho, a mídia iraniana noticiou prisões similares de supostos espiões em várias regiões do país.

As autoridades também anunciaram a execução de várias pessoas condenadas por colaborar com o Mossad, a agência de inteligência externa de Israel.

bur/nr/pc/mb/rm/mvv

Tópicos relacionados:

conflito espionagem guerra ira israel

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay