Internacional

Zelensky pede à OEA que mantenha 'pressão sobre Rússia'

Publicidade
Carregando...

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, instou a Organização dos Estados Americanos (OEA) nesta quarta-feira (25) a manter "a pressão sobre a Rússia", em vídeo transmitido por ocasião da assembleia-geral da organização que acontece em Antígua e Barbuda.

A Rússia deixou de ser uma observadora permanente da OEA após ser suspensa em abril de 2022, até que "cesse suas hostilidades" e "retire" suas tropas da Ucrânia.

Zelensky agradeceu à OEA, mas pediu aos países "que não diminuam o seu apoio", especialmente "quando votem nas Nações Unidas".

"Por favor, mantenham a pressão sobre a Rússia de todas as maneiras possíveis", disse Zelensky durante uma sessão dos observadores permanentes, pouco antes da abertura oficial da 55ª assembleia-geral da OEA.

"Cada voz importa, de cada nação, não só daquelas de nosso entorno geográfico na Europa, nem apenas a dos países maiores", afirmou o dirigente ucraniano.

"Vamos continuar abrindo embaixadas ucranianas na sua região e apoiamos firmemente a criação de uma aliança Ucrânia-América Latina especial", assegurou.

Segundo um relatório do Centro para o Estudo da Democracia, após a invasão da Ucrânia, a Rússia criou alianças fora da Europa, como na África e na América Latina.

"Países como Venezuela, Bolívia, Argentina, Brasil e Panamá tornaram-se focos do crescente compromisso da Rússia", afirma o relatório publicado em setembro de 2024.

erl/cjc/rpr

Tópicos relacionados:

conflito diplomacia oea russia ucrania

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay