Internacional

Congresso do México proíbe espetáculos com golfinhos e baleias

Publicidade
Carregando...

O Congresso do México aprovou nesta quinta-feira (26) uma lei que proíbe o uso de mamíferos marinhos como golfinhos e orcas em espetáculos de entretenimento, informou a Câmara de Deputados, que apoiou a medida maneira unânime.

A iniciativa, que já tinha sido ratificada pelo Senado, reforma a lei geral de vida silvestre para proibir o uso comercial (espetáculos) ou de subsistência (alimentação) destas espécies, indicou o Legislativo em um comunicado. 

Acrescentou, ainda, que o projeto foi enviado ao poder Executivo para sua próxima promulgação. 

A lei contempla como exceção a extração e cativeiro de mamíferos marinhos realizados com propósitos de proteção e conservação e que não tenha fins lucrativos.

Ficam proibidos também o uso de aquários para golfinhos, já que a medida estabelece que os cetáceos que estiverem em cativeiro devem ser “localizados em tanques marinhos e não em instalações de concreto, como piscinas e lagoas”.

No entanto, o projeto contempla um período de transição para preservar o direito das pessoas que trabalham atualmente nestes aquários, um negócio extenso no México, que concentra 8% dos golfinhos cativos do mundo, segundo dados do poder Legislativo.

"Este voto representa um movimento decisivo desde o fim da exploração de baleias, golfinhos e outros mamíferos marinhos para o entretenimento", afirmou a ONG ambientalista Human World for Animals, em um comunicado em que celebrou a aprovação da norma. 

A organização estima que existem cerca de 350 golfinhos em cativeiro no México que "devem ser realocados em cercados marinhos", segundo estipula a nova lei. 

Segundo o SOS Golfinhos, no mundo há cerca de 3 mil exemplares cativos no mundo.

jla/sem/mel/lm/yr

Tópicos relacionados:

animais meioambiente mexico

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay