Internacional

UE prorroga sanções contra Rússia

Publicidade
Carregando...

Os líderes dos 27 países-membros da União Europeia (UE) concordaram nesta quinta-feira (26) em prorrogar por seis meses as sanções em vigor contra a Rússia, embora não tenham chegado a um acordo sobre um novo pacote devido à oposição da Eslováquia.

As autoridades do bloco haviam preparado planos de contingência para manter em vigor as sanções contra Moscou por sua invasão à Ucrânia caso a Hungria se recusasse a aprovar a prorrogação.

As medidas aprovadas, entre elas o congelamento de cerca de 200 bilhões de euros (1,3 trilhão de reais) do Banco Central da Rússia, seguirão em vigor até o começo de 2026.

A UE, no entanto, não conseguiu aprovar na reunião de hoje, realizada em Bruxelas, o 18º pacote de sanções, devido à oposição da Eslováquia, cujo primeiro-ministro, Robert Fico, mantém uma divergência com Bruxelas envolvendo o plano de cortar as importações de gás russo até o fim de 2027.

A Eslováquia é fortemente dependente do gás russo e lucra com as comissões que cobra para que ele transite pelo seu território. Fico se reuniu hoje com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, mas não conseguiu as condições que solicitava, portanto anunciou que não apoiaria as novas sanções contra Moscou.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, havia pedido que os líderes europeus aprovassem o 18º pacote "contra o comércio de petróleo russo, a frota fantasma [que permite a Moscou comercializar seus hidrocarbonetos], os bancos e as redes que facilitam equipamentos ou componentes para a fabricação de armas".

del/avl/ahg/eg/lb

Tópicos relacionados:

conflito diplomacia economia guerra russia ue

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay