Internacional

OEA pede retomada de negociações entre Argentina e Reino Unido sobre Ilhas Malvinas

Publicidade
Carregando...

A Organização dos Estados Americanos (OEA) pediu nesta sexta-feira (27) que sejam retomadas "o mais rápido possível" as negociações entre o Reino Unido e a Argentina para encontrar uma solução pacífica para a disputa pela soberania das Ilhas Malvinas.

Em 1982, a Argentina e o Reino Unido travaram uma guerra pelas Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, na qual morreram 649 argentinos, 255 britânicos e três locais. Após 74 dias de guerra, os militares argentinos foram derrotados pelas forças britânicas.

Em uma assembleia geral realizada em Antígua e Barbuda, a OEA aprovou nesta sexta-feira, por aclamação, uma declaração que reafirma a necessidade de que Argentina e Reino Unido "retomem, o mais rápido possível, as negociações sobre a disputa de soberania" dos territórios e espaços marítimos circundantes.

"Essa controvérsia deve ser resolvida por meio do diálogo" entre ambas as partes, afirmou o representante argentino na OEA, Carlos Cherniak, que agradeceu à organização por incluir anualmente o tema em sua agenda até que se chegue a uma solução.

"O Reino Unido continua se recusando ao diálogo, alegando um suposto princípio de autodeterminação a favor dos habitantes britânicos das Ilhas Malvinas", disse.

Cherniak também acusou o Reino Unido "de continuar tomando decisões unilaterais" e de conceder "licenças e concessões para a exploração de recursos naturais", como hidrocarbonetos e pesca.

erl/mar/dd

Tópicos relacionados:

argentina diplomacia gb malvinas oea

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay