Petróleo cai por temor de novo aumento de produção na Opep+
compartilhe
Siga noAs cotações do petróleo caíram nesta segunda-feira (30), à espera da decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) sobre os níveis de produção de seus países-membros.
O preço do barril de tipo Brent, negociado em Londres para entrega em agosto, caiu 0,24%, para 67,64 dólares.
Seu equivalente americano, o West Texas Intermediate (WTI) com vencimento no mesmo mês, recuou 0,63%, para 65,11 dólares.
"É possível que a Opep+ siga com a flexibilização de seus cortes voluntários de produção e volte a introduzir uma quantidade significativa de petróleo no mercado, maior que 400 mil barris diários para agosto", comentou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates, para a AFP.
Este aumento de produção coloca pressão nos preços do petróleo quando o "mercado dispõe de uma oferta suficiente", destacou Lipow.
Vários países da Opep+ superaram sua cota de produção nos últimos meses, e esta "falta de disciplina [...] é considerada uma das maiores razões pelas quais o peso-pesado que é a Arábia Saudita já não esteja mais disposto a suportar o peso de uma redução de produção [por si só]", ressaltou, por sua vez, Barbara Lambrecht, do Commerzbank.
Lipow disse também que "os preços do petróleo estão sob pressão porque Donald Trump disse que a China poderia comprar petróleo iraniano, o que levaria à chegada de quantidades adicionais de petróleo iraniano ao mercado".
pml-tmc/ni/cjc/ad/lm/rpr