Por erro de cálculo, loteria da Noruega comunica milhares de prêmios equivocados
O erro ocorreu devido a um problema de cálculo ao converter os valores de cêntimos de euros para coroas norueguesas
compartilhe
Siga noA companhia estatal de loteria da Noruega pediu desculpas, nesta segunda-feira (30), a 47.000 jogadores por ter anunciado, por engano, que haviam ganhado quantias significativas de dinheiro, devido a uma falha de conversão de moeda.
Segundo explicou o grupo estatal Norsk Tipping, no último fim de semana publicaram quantias incorretas de prêmios após um sorteio do Eurojackpot realizado na sexta-feira. Ao que parece, o erro ocorreu devido a um problema de cálculo ao converter os valores de cêntimos de euros para coroas norueguesas.
Leia Mais
Os prêmios foram multiplicados por 100 em vez de divididos por 100, segundo o grupo.
- Lotofácil 3430, Quina 6761 e outras loterias: números sorteados (30/6)
- Quina de São João: apostador de BH que ganhou R$ 19 mi gastou R$ 2,50
- Quina de São João 2025: 13 apostas faturam prêmio; duas são de Minas
Para Ole Fredrik, que estava de férias na Grécia quando a Norsk Tipping enviou-lhe uma mensagem, a empresa disse que ele havia ganhado 1,2 milhão de coroas (651 mil reais).
"Pensei: 'Uau! Finalmente fui eu? Será verdade?' Entrei no site da Norsk Tipping e lá estava escrito, em preto e branco: 'Parabéns, você ganhou!'", declarou Sveen ao canal público NRK nesta segunda-feira.
Na realidade, ele havia ganhado apenas 125 coroas (65 reais).
Na segunda-feira, tanto ele quanto outros 47.000 jogadores receberam uma mensagem de texto contendo um pedido de desculpas da empresa.
"O pedido de desculpas não serve de consolo. Deveriam tê-lo enviado logo após cometerem o erro, não hoje", disse.
Siga o nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A Autoridade encarregada das Loterias anunciou nesta segunda-feira uma investigação para verificar se foram violadas as leis que regulam os jogos de azar, e a ministra da Cultura, Lubna Jaffery, classificou o erro como "totalmente inaceitável".
O presidente executivo da empresa, Tonje Sagstuen, renunciou no sábado em meio ao escândalo, deixando para o vice-presidente, Vegar Strand, a tarefa de pedir desculpas nesta segunda-feira.