Internacional

Reino Unido e França vão assinar declaração que permite dissuasão nuclear 'coordenada'

Publicidade
Carregando...

O Reino Unido e a França anunciaram nesta quarta-feira (9) que vão assinar amanhã uma declaração a partir da qual, embora as táticas de dissuasão nuclear dos dois países sejam independentes, Paris e Londres poderão responder conjuntamente a qualquer "ameaça extrema à Europa".

A declaração estabelece que qualquer ameaça extrema poderá levar a "uma resposta de ambos os países", informaram o Ministério da Defesa britânico e a Presidência da França.

O presidente francês, Emmanuel Macron, assinará o acordo ao concluir sua visita oficial de três dias ao Reino Unido com uma reunião de cúpula bilateral, na qual os aliados vão "reiniciar" seus laços na área de defesa, concentrando-se no desenvolvimento conjunto de mísseis e na cooperação nuclear.

Macron e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, vão presidir a reunião em Londres e devem discutir a manutenção do apoio à Ucrânia e a redução do fluxo migratório no Canal da Mancha.

Antes do encontro, França e Reino Unido anunciaram que sua "relação de defesa" será "renovada". Segundo o Ministério da Defesa britânico, a nova colaboração busca tornar "a defesa um motor de crescimento". 

Starmer e Macron também participarão amanhã de uma reunião com outros países que apoiam a Ucrânia em sua guerra com a Rússia.

jwp/gv/jvb/mb/lb/am

Tópicos relacionados:

defesa diplomacia gb nuclear politica realeza

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay